Conteúdo – o que é e qual a sua importância

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O conceito de conteúdo

“ O conteúdo precisa ser bom o suficiente ao ponto de o cliente sentir que realmente precisa comprar o que está sendo ofertado” é com essa frase que quero começar o artigo de hoje sobre esse tema que é extremamente importante em qualquer fase da construção de uma estratégia de vendas online, seja na criação de presença online, na construção de autoridade, na geração de tráfego, na conversão ou na venda propriamente dita em qualquer ponto do funil o conteúdo é extremamente relevante.

Com certeza em algum momento seja do seu dia, da sua semana ou mesmo no final de semana você deve parar para relaxar um pouco e assistir televisão pode ser a programação do canal aberto ou o canal fechado enfim, pare e preste atenção nós somos bombardeados o tempo todo, toda a hora por conteúdo, espera aí que já te explico isso.

Sabe as propagandas, as séries, os filmes, as falas, os scripts tudo, mas tudo mesmo parte de um conteúdo, nesses casos são conteúdos em diferentes tipos e formatos. Neste modelo, o tipo e formato trabalhados e que podemos obviamente perceber é o conteúdo nos formatos de vídeo e de áudio já que temos a oportunidade de ver e ouvir ao mesmo tempo. E implicitamente há também o conteúdo escrito já que afinal de contas todas as falas, notícias, e demais conteúdos precisam ser escritos antes de qualquer coisa.

Se for reparar no ambiente online também não é muito diferente, você abre sua página de mídia social e a todo momento recebe atualizações em todos os formatos de conteúdo basta escolher a que mais lhe agrada, abre o canal de vídeo milhares de conteúdos em vídeo dos mais variados tipos e gostos, se fizer uma busca na internet conteúdos escritos aos milhares. Enfim, acredito que já deu para começar a ter uma ideia.

E o que seriam os conteúdos?

Basicamente, conteúdo é todo e qualquer tipo de material que tenha como objetivo o papel de informar, ensinar algo, levar conhecimento ou disseminar informações que você pretenda compartilhar seja no formato de vídeo, imagem, escrito, áudio etc.

O conteúdo é extremamente importante se o seu objetivo, por exemplo, for realizar vendas através da internet. Para realizar vendas você criar ofertas, correto? E para que as pessoas saibam das suas ofertas você precisa fazer as famosas “propagandas” ou se preferir o seu marketing online e para isso acontecer e você conseguir vender nada melhor que criar um conteúdo bacana com uma fala inteligente e que principalmente chame a atenção e encante o cliente.

Qual a importância do papel do conteúdo na construção da sua Autoridade?

Como eu disse anteriormente o conteúdo é de extrema relevância em qualquer fase da construção de uma estratégia de vendas online e se você deseja começar com o pé direito compartilhar conteúdo rico e de qualidade na fase de construção da sua Autoridade será extremamente importante para os seus resultados lá adiante.

Afinal é aqui nesse momento que as pessoas estão começando a te conhecer e a ter os primeiros contatos seja com o seu produto que pretende vender ou com o serviço que tem intenção de prestar, esse é o momento de cativar e conquistar a confiança e nada melhor que um conteúdo muito bem elaborado e estrategicamente compartilhado para auxiliar nessa missão.

Outros pontos muito importantes

Muitas pessoas quando estão dando os seus primeiros passos no ambiente online principalmente na fase de construção de Autoridade acabam por inexperiência compartilhando conteúdos gratuitos o que é de praxe, porém, de forma aleatória e sem nenhuma estratégia, na maioria das vezes são conteúdos “vazios” e que acabam não tendo relevância alguma para o público.

Hoje existem milhares de conteúdos de todos os tipos e formatos sendo compartilhados por dia, a internet se tornou uma grande “biblioteca” aberta a todos e capaz de atender a todos os gostos, dos mais simples até os mais exigentes.

O grande ponto aqui, é que um conteúdo para se destacar nesse imenso oceano que é a rede mundial de internet e ser considerado no mínimo relevante precisa antes de tudo ir de encontro aos interesses das pessoas, sanar dores ou responder objeções do público, caso contrário será apenas mais um no meio de milhares.

Outro ponto importante é que o conteúdo leve ao usuário a percepção de Autoridade sobre o assunto abordado, para isso deve não só sanar dores, responder objeções ou tirar dúvidas, mas se possível trazer alguma transformação imediata e causar um impacto real na vida da pessoa.

Como compartilhar e distribuir os conteúdos

Os conteúdos além de serem ricos, de qualidade e preferencialmente bastante relevantes precisam ser inteligentemente e estrategicamente bem compartilhados e distribuídos para que gerem o resultado que se espera deles e para isso utilizamos o que chamamos de canais de distribuição.

Que no ambiente online nada mais são aqueles canais pelos quais iremos compartilhar e distribuir os conteúdos, basicamente são eles:

  • Blog
  • Facebook
  • Site
  • Youtube

E uma forma estratégica de utilizá-los é através da estratégia multicanal onde o conteúdo deverá ser compartilhado e distribuído em no mínimo três canais de distribuição o que pode aumentar e muito a probabilidade de se alcançar o objetivo definido a partir da criação do conteúdo.

Resumindo, esses canais têm como propósito ser um meio de disseminar e compartilhar conteúdos ricos e de qualidade e entregá-los à sua audiência visando promover envolvimento e engajamento.

E última Dica, quer saber se o seu conteúdo é bom ou não?

Sempre que for criar algum tipo de conteúdo, antes de qualquer coisa pergunte a si mesmo “Esse conteúdo vai levar algum tipo de transformação para a vida das pessoas? ”

Agora que você começou a entender o que é conteúdo e qual a importância do seu papel para começar com o pé direito a sua caminhada no ambiente online é só arregaçar as mangas e colocar a mão na massa, mas se ainda assim você ficou com alguma dúvida dá uma olhadinha no meu e-book Marketing Online – Como Aumentar suas Vendas nele você vai encontrar além de muito conteúdo uma série de dicas que vão te ajudar ainda mais na hora de começar a construir a sua primeira estratégia ambiente online.

Um forte abraço, fique com Deus!

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