Dicas para sua empresa ter o site dos sonhos.

Um dos meus filmes preferidos da década de 80 é Campo dos Sonhos, com Kevin Costner, no filme o personagem de Costner ouve uma voz misteriosa durante à noite vindo do seu milharal e dizendo “Se você construir, ele virá”. (SPOILER ALERT) Ele destrói o milharal e constrói um campo de baseball. Ao final do filme os fantasmas de grandes jogadores começam a aparecer para jogar em seu campo.

Ao se criar um site, muitas empresas fazem como o personagem do filme, simplesmente constroem seu site e esperam que as pessoas apareçam como mágica. Isso não acontece.

Desenvolver um site não é simplesmente adicionar imagens e informações, deixar bonitinho e colocar online, é necessário planejamento e muita pesquisa.

Abaixo apresento uma listagem com alguns pontos importantes para se considerar antes de criar seu site.

1 – Conheça todos os gastos.

Ao criar um site não temos apenas que pagar a sua criação, outros serviços precisam ser contratados. Os principais são, o domínio, que é o endereço www.suaempresa.com.br, valor pago ao NIC.BR, órgão responsável pela gestão dos domínios no Brasil e a hospedagem, que é o aluguel de um servidor onde todos os arquivos do site vão ficar armazenados, serviço que pode ser oferecido pelo desenvolvedor ou contratado de terceiros. Outros serviços podem ser necessários como gestão de redes sociais, geração de conteúdo, etc.

2 – Seja responsivo.

Pode parecer bobeira falar isso, mas muitos sites ainda são feitos de maneira que não se adaptam aos dispositivos móveis. É fundamental que o site seja responsivo para que o cliente possa acessar de seu smartphone, tablet, notebook, smart tv, vídeo game, etc.

Se seu site não for responsivo, seu cliente vai sair, isso se ele conseguir encontrar o site já que o Google dá preferência para sites responsivos em sua busca.

3 – Entendo o que você deseja.

Qual o seu objetivo ao criar o site? Quer apenas que seu publico alvo saiba onde você está e quais serviços presta? Quer uma interação maior com o cliente? Quer vender?

Entender qual o objetivo do site é fundamental para ter um resultado mais concreto, e para isso é necessário planejar, entender o que o cliente deseja, pesquisar os concorrentes e reunir o máximo de informações para que não precise modificar o direcionamento quando o site estiver em desenvolvimento, esse tipo de mudança aumenta o prazo e o custo final.

4 – Dê vida ao seu site.

O site está online, com todos os conteúdos, bonito de dar gosto. E agora? Agora é hora de dar vida a ele, alimentar com conteúdo relevante, fazer publicações em redes sociais para gerar mais tráfego. Um blog alimentado constantemente faz uma grande diferença e para tudo isso, é importante ter profissionais qualificados para redigir os conteúdos e gerir suas redes sociais.

Todos desejamos o Site dos Sonhos e tenha certeza que “Se você construir, alimentar e divulgar, o cliente virá”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.