Esse é um tema inquietante, não é?
Muitas vezes ideias fantásticas são geradas e conseguem se transformar em um negócio com imenso potencial, mas no andamento da gestão deste empreendimento as coisas vão se tornando difíceis e os resultados aparecem aquém do esperado. Muitas são as justificativas, e dentre elas, o mercado, a concorrência, a crise, a dificuldade de encontrar colaboradores engajados, clientes, enfim, muitas são as formas de ver a questão colocando o foco da análise sempre fora das mãos de quem é o dono do negócio e que na verdade é a pessoa de poder que pode dar uma virada e fazer as coisas caminharem em uma outra dinâmica produzindo resultados diferentes, melhores e até surpreendentes.
É necessário mudar o modelo mental e assumir o controle da situação. Nesse momento, o que precisa ser avaliado é se o potencial do negócio está tendo o dono que merece ou se o executivo se deteriorou durante a caminhada e precisa ser reeditado, reconstruído, empoderado, renovado de forças, metodologias de gestão estratégica que impactem no negócio, novas crenças, posicionamentos e uma ação contínua em busca de um estado de desenvolvimento permanente da visão de si mesmo e do negócio.
4 passos precisam ser observados com coragem para fazer as mudanças necessárias:
1 – Autoconsciência
Muitas vezes o olhar é sempre voltado para fora, há um sentimento de vitimização que coloca o empreendedor sem energia para tomar as rédeas da mudança. É como se tudo acontecesse por causa de alguma coisa fora do controle e que nada pudesse ser feito. Avançar para um olhar onde tudo pode ser mudado quando começamos mudando a nós mesmos é um caminho de confronto com a zona de conforto, um desafio que coloca a pessoa em uma zona de crise, mas que pode trazer uma nova realidade. Ser o dono que seu negócio merece e envolve uma humildade funcional e uma disposição para amadurecer como pessoa, assumir responsabilidades com a disciplina, com o foco, com a ressignificação de paradigmas, de posturas, envolve desenvolvimento contínuo e ação.
2 – Posicionamento
Estando em estado de desenvolvimento contínuo e disposto a estar em ação e não em movimento, que é um ativismo sem foco em resultado, é importante saber onde deseja chegar e o que faz parte desta trajetória. Aqui estamos falando do posicionamento do dono do negócio, como ele deve agir para que sua gestão seja estratégica e leve seu negócio para o máximo de seu potencial. É importante saber dizer não para tudo que pode desviar ou colocar em risco a visão e a missão que pretende alcançar e os valores que pretende defender na cultura de sua organização. Na verdade, muitos empresários gerenciam suas empresas sem um mapa estratégico, sem um modelo de negócios e a cultura da empresa vai sendo uma cultura sem bases para a conquista de resultados concretos e sem perspectivas de crescimento pois é liderada por um executivo sem uma visão madura e profissionalizada do negócio. É importante investir em se tornar um gestor estratégico para levar seu empreendimento a níveis de superação e conquistas de novos cenários
3 – Foco
Quem não sabe para onde vai certamente não encontrará o caminho do topo. É necessário FOCO. Um executivo que sabe o poder de seu posicionamento estratégico, mantém o foco e desvia de atalhos ou ciladas que colocarão em risco o seu Core Business. Ele mantém a rota dentro das diretrizes que o levarão ao lugar bem estabelecido que determinou como alvo e que não negociará. Seguindo para o alvo e buscando sempre a excelência certamente o negócio reagirá porque encontrou no dono a visão estratégica de negócio, a disciplina e o envolvimento que um executivo precisa ter
4 – Planejamento
Outro ponto importante, que já ventilamos nos tópicos acima, mas que vamos ressaltar aqui, é o PLANEJAMENTO. Nada acontece em seu máximo potencial sem planejamento. E quando falamos de planejamento, falamos de um entendimento de desenvolvimento pessoal e profissional do executivo de forma que se mantenha capaz de gerir sua própria vida em coerência com os resultados que deseja promover e de gerir pessoas e processos rumo ao alvo que deseja alcançar.
Um negócio com potencial precisa que seu dono assuma a postura de quem lidera para vencer desafios. Que ele tenha visão do que é estratégico, do que é tático e do que é operacional e que faça uma gestão inteligente dos recursos disponíveis em busca de novas realidades onde poderá ainda mais. Fazer é poder!!! Faça hoje o melhor com o que tem nas mãos e amanhã terá certamente mais e mais para voos mais altos!!! Seja o dono que seu negócio merece! Se deseja capacitar-se para se posicionar frente ao seu negócio estrategicamente, entre em contato conosco e saiba mais sobre Coaching Executivo e Coaching de Negócios. São metodologias que levam um empreendedor a ser um empresário com resultados concretos e um negócio a um posicionamento de empresa consistente no mercado!
Te desejo sucesso!!!
[pro_ad_display_adzone id=”694″]
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.