Sobre árvores, filhos e livros

Todo profissional deseja reconhecimento e projeção de sua imagem dentro do seu mercado. Este reconhecimento irá lhe proporcionar mais contatos, convites e novas oportunidades. Tornar-se referência dentro de um nicho de mercado é o caminho ideal para ter seus serviços valorizados e preferidos entre seus concorrentes, independente de preços.

Para se alcançar este resultado, a pessoa pode apenas aguardar até que o seu trabalho seja conhecido e que se torne referência, ou pode acelerar este movimento e encurtar este caminho através da publicação de conteúdo sobre seu assunto. Este conteúdo pode ser através de textos, áudios ou vídeos.

Gerar conteúdo não é tarefa fácil para qualquer pessoa. Precisa-se dominar o assunto, ter habilidade de comunicação e, principalmente, regularidade, pois a consistência é que irá manter seu nome em evidência.

Com a tecnologia atual das comunicações, qualquer pessoa pode criar um blog, gerar seu conteúdo e alcançar milhares de pessoas em pouco tempo. E, o que é melhor, dentro do nicho de especialidade e não dentro de limites geográficos. Com a divulgação nas mídias digitais e alternativas, o profissional passa a ser cotado também para participar em pautas jornalísticas, palestras e congressos, ampliando ainda mais o seu reconhecimento no mercado.

Quando este profissional passa a ter conteúdo suficiente, conquista o desejo de ter uma obra sua publicada através de um livro, tangibilizando o seu conhecimento. Todos sabemos como um livro transmite imediata autoridade, o que representa um enorme recurso para seu marketing pessoal. Entretanto, na busca por uma editora, o autor pode ter seus sonhos frustrados por conta das limitações impostas pela publicadora, tais como baixíssimas participações nas vendas, cronograma desinteressante e pouco interesse da editora ou das distribuidoras e livrarias por sua obra.

Uma solução encontrada é a autopublicação, que já pode ser realizada através de e-books ou do completo financiamento dos custos da edição e impressão por parte do autor, o que, em geral se paga através da venda em seus eventos e palestras, além de noites de autógrafos, possibilitando, ainda, que se tenha uma quantidade extra para presentear parceiros e pessoas interessantes em seu meio.

Se você deseja, verdadeiramente, se projetar como autoridade no mercado onde atua, considere escrever um livro sobre sua especialidade e, com certeza, este seu filho será uma árvore que lhe dará bons frutos.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.