Resistência a mudanças

Mudar a filosofia de gestão das empresas para a filosofia do foco na Qualidade esbarra em resistências. Este fenômeno é uma questão paradigma.

O fenômeno chamado de “efeito paradigma” pode cegar empresários diante de novas oportunidades, fazer que vendedores não percebam novos mercados e que gerentes não considerem novas formas mais eficazes de administrar negócios e pessoas.

As pessoas se aprisionam a uma maneira específica de resolver problemas e tentam fazer isso usando seus próprios paradigmas.

Ao surgir uma nova maneira de fazer as coisas tendem a rejeitá-la por não se enquadrar aos padrões sempre utilizados (e que são tão bons).

Se queremos realmente mudar para melhor precisamos sair da zona de conforto. Quem já leu, ou assistiu, o filme “Quem mexeu no meu queijo”?

Nele você percebe a importância de se ter objetivos e sonhos, e traçar planos de ação para alcança-los. Sem esquecer que não bastar ter metas e planos de ação, é preciso ter atitude para coloca-los em prática, senão nada mudará.

Quem faz sempre a mesma coisa, terá sempre os mesmos resultados. Se quer resultados diferentes, faça diferente!!!

Bom, dando sequência ao comentário sobre o filme, você identificará também a importância de, ao alcançar seus objetivos, não cair na zona de conforto. Deve todo o tempo estar atento ao que acontece à sua volta. Acompanhar o faturamento, a lucratividade, as ações dos concorrentes, a satisfação de seus clientes (internos e externos), a automotivação (sua e de seus colaboradores), bem como o comportamento do mercado à sua volta.

Se você simplesmente cair e se manter na zona de conforto, acreditando que as coisas não mudarão e poderá se manter da mesma forma para o resto da vida, prepare-se para uma tremenda decepção, acompanhada de dificuldades e uma possível falência.

Enquanto você estiver na zona de conforto, certamente seus concorrentes estarão focando em aumentar a satisfação de seus clientes, buscando novos mercados, reduzindo custos, aumentando a produtividade e lucratividade, e crescendo.

Quando assustar, todos os seus clientes terão migrado par seus concorrentes e o mercado que você poderia ter alcançado já estará saturado. Consegue entender o problema em que se meteu por ter ficado na zona de conforto devido a paradigmas que poderiam, e deveriam se quebrados?

Ainda há tempo, faça a sua parte e busque se qualificar, preparando-se para o mercado e saindo da zona de conforto. Assuma que a responsabilidade por tudo que acontece em sua vida e sua empresa é única e exclusivamente sua. Só depende de você mudar os resultados.

Lembre-se, não adianta absolutamente nada ter boas ideias, se dedicar à construção de planos de ação perfeitos, se você não tiver a ATITUDE necessária para coloca-los em prática e fazer as coisas acontecerem.

Reiterando incansavelmente o desejo de muito sucesso e um excelente ano de 2017,

Um grande abraço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.