Networking eficaz traz bons resultados nos negócios

O termo networking significa: Net (rede) e Working (trabalhando). Pense na utilidade em trabalhar sua rede de contatos para expandir seu negócio. Sou coach, consultora de marketing pessoal, palestrante e diretora da União Brasileira para a Gestão, e por conviver com várias pessoas, sou procurada para pontes de negócios, captação de clientes, sessões de coaching tanto online como presencial. Da mesma forma, você não pode deixar de aproveitar cada relacionamento para expandir seu negócio.

Faça networking no sentido de reciprocidade para que você e seus contatos possam ser beneficiados. As pessoas certas podem dar uma referência ou uma indicação. Tenha paciência e não urgência, ou seja, não é elegante conhecer uma pessoa e imediatamente entregar seu currículo, pois tal atitude pode parecer interesse.

É importante salientar que networking não é apenas conseguir novos contatos, mas também é saber manter os antigos. Além disso, é mais importante a qualidade do que a quantidade.

Um grande aliado é o cartão de visitas, pois ao deixar suas referências você pode ter em mãos as de outra pessoa. A partir daí o primeiro passo é seguir em frente com o relacionamento e quem sabe no futuro, através de uma reunião, você concretizar uma parceria. Seus clientes podem ser uma oportunidade para a captação de mais clientes, afinal, as recomendações são ótimas ferramentas que abrem os caminhos para novos contatos.

Nunca faça networking movido pelo desespero de conseguir algo imediatamente. Aconselho não ir por esse caminho.  Construa sua rede de relacionamentos com calma e quando menos esperar você conhecerá as pessoas certas na hora certa. Ter empatia é fundamental. Seja atencioso, conheça as dificuldades do outro para poder ser apoio quando elas precisarem de alguma ajuda.

Apresente-se e fale do seu trabalho de uma maneira natural e simpática. Conheço muitas pessoas que, talvez por vergonha, perderam oportunidades porque não falaram de si.

Os eventos podem atrair muitas oportunidades para quem sabe aproveitar o momento certo. Saber previamente quem estará presente e focar naqueles que são interessantes em estabelecer contato é o primeiro passo da preparação. Caso esteja conversando com alguém que no momento não esteja com o cartão de visitas, peça o número do telefone ou rede social para que possa futuramente entrar em contato.

Não tenha vergonha de precisar da rede de contatos. Você não correrá o risco de dever favores. Sempre que necessito ligo para as pessoas, marco reuniões, fecho parcerias e os resultados são sempre favoráveis. Converse com as pessoas e tenha credibilidade. Caso prometa alguma coisa nunca deixe de cumpri-la.

O que você está esperando para começar a usar suas estratégias de networking e desenvolver seu negócio e sua carreira? Uma forma ética para seu sucesso é nunca denegrir a imagem do concorrente e nem tentar argumentar alguma coisa em cima de suas falhas.

Acredite em seu potencial e fortaleça sua rede de contatos. Ética, educação e seriedade nos relacionamentos são fundamentais para que você cresça e contribua com o crescimento dos outros.

Fica aqui minhas dicas e desejo boa sorte.

1 comentário
  1. Maria Amélia Bellozi Diz

    Excelente artigo! Parabéns pelo trabalho e incentivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.