Empreendedor não dorme

2

Se você é um empreendedor vai entender bem o que estou dizendo, afinal, quantas foram as noites investidas no tão desejado sucesso? Seja de um simples evento à abertura de uma nova empresa; nos tornamos ‘reféns por livre vontade’ do espirito empreendedor.

O termo ‘reféns por livre vontade’ pode parecer contraditório, mas, quando se trata de empreendedorismo, não é. Afinal, quantas vezes você se sentiu na ‘obrigação’ de empreender e se sentiu bem por isso?

Quem é realmente empreendedor convive com esse traço durante toda sua rotina. É uma ideia nova a cada café da manhã, quando conhece uma outra empresa, quando discute sobre o negócio alheio; é alguém que vê em tudo uma oportunidade.

É esta visão que tira o sono. Tira o filme no final da tarde. Tira os minutos a mais na cama bem cedo pela manhã. Mas tira com alegria, não com pesar. Tira com a certeza de que, neste constante trade off que o empreendedorismo nos coloca, o que está por vir será incalculavelmente mais satisfatório.

Nós não dormimos porque as melhores ideias parecem insistir em surgir quando a cabeça pesa sobre o travesseiro ou em outras situações habituais. A questão é que as ideias costumam ser ingratas e se perdem logo se não dermos a atenção necessária. Por isso, tenha sempre onde anotar seus insigths!

Mas, cuidado, empreendedor! Benjamin Franklin nos propõe algo muito interessante neste aspecto, quando questiona: “Você ama a vida? Então não desperdice o tempo, porque é desse material que a vida é feita”. Isso é a mais pura verdade. Como empreendedores, a vontade de inovar se torna uma necessidade e a busca por isso pode preencher todo o nosso tempo, isso quer dizer, toda nossa vida.

Por isso, esteja atento aos projetos que realmente valham sua dedicação, por mais desafiador que possa parecer aprender a falar não. Entenda que falar não para algumas propostas quer dizer que você tem duas opções: simplesmente não aderir ou delegar. Obviamente, para o empreendedor, as duas opções são difíceis, sobretudo a de não aderir. Sendo assim, saiba delegar.

Delegar é um desafio porque o empreendedor quer se sentir presente em tudo, a todo momento. Não que ele subestime a capacidade alheia, ele faz isso porque quer sentir sua assinatura, não em papéis, mas no corpo do projeto. Ele quer olhar para o resultado e afirmar que ficou tudo da forma que ele planejou.

Mas a verdade é que o tempo é uma medida finita e, na distribuição de atenção a muitas propostas, o empreendedor corre o risco de se sair bem em todas, mas diminuí sua chance de ser excelente em alguma. Sabendo disso, invista seu tempo naquilo que te proporciona maiores resultados, mas sempre sem perder uma de suas melhores características: o perfil empreendedor.

2 Comentários
  1. Marcello Pepe Diz

    Como assim? Não dorme? Eu estou dormindo agora… rsrsrs

    Excelente texto. Vi-me em suas palavras. Dizer não para um projeto é dizer sim para outro.

    Parabéns, Rafa.

    1. Rafaela Perensin Diz

      O que é dormir, Marcello? rsrsr
      Sua frase sintetizou bem a ‘moral’ da história. Obrigada!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.