Andragogia X Pedagogia
Em um mundo corporativo, a educação continuada e os intensos processos de treinamentos de novas habilidades e competências têm trazido um novo desafio para a capacitação de adultos. Tem-se percebido que gente grande aprende diferente.
Diferentemente da Pedagogia, que é educação de crianças, a Andragogia é a educação de marmanjos. Existem muitas diferenças entre ambas. Enquanto a pedagogia tem um processo de formação hierárquico e centralizado no professor, na andragogia, o processo de formação se apoia no facilitador e nos 6 princípios a seguir:
- Necessidade em sua realidade
O adulto procura identificar qual a aplicabilidade do conhecimento em seu dia a dia e questiona muito mais se aquele conhecimento lhe será útil.
- Autonomia – Autodiretividade
Na andragogia, percebe-se que o adulto tem sua própria forma de aprender e direcionar sua forma de retenção da informação e do conhecimento.
- Experiências prévias
O adulto procura utilizar suas experiências prévias no aprendizado e em sua vida profissional para embasar o que está sendo discutido em um treinamento ou em uma aula.
- Interatividade
Para a educação e formação de adultos, é importante que haja interação entre educandos e educadores. Desta forma, podemos intuir que tanto o instrutor/facilitador como o aluno estão aprendendo com o processo. Esta interatividade se opera através de dinâmicas e discussões sobre os temas.
- Clima de segurança e respeito
Um adulto precisa ter sua imagem respeitada, jamais sendo exposto diante do grupo. Em geral, o adulto demora um tempo maior para se sentir à vontade em um novo grupo e prefere não se expor logo de início.
- Reflexão – Feedback
Para a andragogia, é importante que o desenvolvimento dos alunos seja acompanhado e validado através de feedback 360°, onde o instrutor e os demais participantes possam perceber os seus desenvolvimentos ao longo do treinamento.
Para desenvolver adultos em suas capacidades e conhecimentos, é indispensável que se adote e que se sigam estas premissas. O verdadeiro papel do formador de adultos deve ser de apoiador e facilitador, deixando a construção do conhecimento acontecer através de todos os participantes. Desta forma, conseguiremos trabalhar em um ambiente muito mais eficaz e efetivo na formação e treinamento de adultos.