“Imagine que um dia você acordou em uma terra habitada por gigantes. No início você fica apavorado, mas depois de algum tempo você percebe que muitos dos gigantes lhe parecem amigáveis e que um deles em especial, demonstra um interesse especial por sua segurança e bem-estar. Agora imagine que um dia esses gigantes berrassem com você e batessem em você; como você conseguiria se sentir seguro novamente? Numa outra ocasião você percebe que existem pessoas pequenas igual a você nesta terra de gigantes e aí você começa a sentir-se seguro e aprender como viver na terra dos gigantes, obedecendo o que eles mandam. Não chore, não lute, estude, arrume um emprego, case-se, tenha filhos; e a medida que o tempo passa você vai crescendo e percebe que os gigantes desapareceram. Um dia você acorda e há uma criaturinha bem pequena olhando para você. Ela acordou em uma terra de gigantes e como você a ama, começa a ensinar-lhe tudo o que aprendeu sobre sobreviver nesse ambiente.”

Este é o ciclo da vida; se quisermos alcançar uma vida extraordinária e a autorrealização. Precisamos fazer mais que sobreviver nesta terra de “gigantes”.  Nós fomos feitos para alcançar o topo de nossas possibilidades, para sermos o nosso maior e nosso melhor. Chamamos isso de a Aventura da Autorrealização. A intimidação diante da “terra dos gigante” é o que contrapõe este caminho de Autorrealização e de uma vida Extraordinária.

A PNL e a Neuro-semântica trabalham com a modelagem da excelência e como ser humano funciona para trocar crenças limitantes por crenças empoderadores, estados emocionais tóxicos por estados positivos, comportamentos sabotadores por comportamentos de qualidade e uma comunicação de alto desempenho para influenciar positivamente a si mesmo e os demais em seus relacionamentos. Em resumo como podemos alcançar o topo das possibilidades e a Autorrealização.

Por isso apresento para você três passos que aprendemos em Programação Neuro-linguística para termos uma vida extraordinária.

1 – Uma Direção Clara sobre seus objetivos

Muitas pessoas vivem por viver. Vieram para esta terra de gigantes e perceberam que não tinha espaço para realizarem seus sonhos e deixaram seus potenciais adormecidos dentro delas. Por isso se você deseja sair deste ciclo de mediocridade comece por ter clareza em seus objetivos e sonhos. Para uma boa formulação de objetivos é importante que você o formule de forma positiva, ou seja, que você diga o que deseja e não o que “Não deseja”. Por exemplo: “Eu não quero ser gordo” para que a meta seja clara diga “Eu quero ser magro”. Ensine a sua mente a direção que você deseja e não o contrário. Se você não decide o rumo da sua vida, alguém decidirá por você. Uma vida extraordinária começa quando focamos no que queremos e não no que os outros acham que devemos fazer.

2 – Esteja alinhado com seus Valores

Quais são os seus valores e crenças? O que impulsiona você para uma vida melhor. Se você não estiver em sintonia com o que acredita, corre o risco de “vender-se barato” no meio do caminho e apenas sobreviver na “terra dos gigantes”. A psicologia da Autorrealização trabalha com a satisfação do TER e do SER. Para Sobreviver precisamos TER segurança, estima e reconhecimento, mas para vivermos precisamos de SER e isso conseguimos quando estamos alinhados aos nossos valores para termos uma vida extraordinária.

3 – Ancore os Melhores estados para você acessa-los no seu caminho de Autorrealização

A Qualidade da sua vida depende da Qualidade dos seus estados emocionais. Na PNL aprendemos acessar os melhores estados emocionais através de vitórias passadas ou imaginadas em nosso futuro. Quando conseguimos acessa-las e vivencia-las em nossa mente, utilizamos um sinal que chamamos de “ancora”, para nos trazer este estado sempre que quisermos. Fazemos isso acidentalmente quando ouvimos uma música que nos remete a uma experiência do passado (ancora auditiva), ou uma fotografia (ancora visual) ou até uma experiência física (ancora cenestésica). Na PNL aprendemos a tirar ancoras negativas e substituir por positivas e isso é a base da inteligência emocional, gerenciar suas emoções.

Por fim se você quiser uma vida extraordinária pense da seguinte maneira: “Quando você tem clareza dos seus Sonhos e é guiado por seus Valores, trazendo com você os seus melhores estados emocionais, coisas extraordinárias acontecem; e esta é a aventura da Autorrealização”.

Post Cristiano Moreira
COMPARTILHAR
Artigo anteriorE o Rio ama moda e a moda, ama o Rio!!!
Próximo artigoArmário Cápsula
Cristiano Moreira
Cristiano Moreira é proprietário e fundador da Dynamis treinamentos avançados, Trainer com reconhecimento internacional em Neuro-semântica e PNL, treinador comportamental, Metacoach e Master Coach Holomentoring com certificação internacional e nacional e palestrante com mais de 20 anos de experiência

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here