Tendências em marketing digital para 2018

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Estamos chegando ao final de 2017, já é hora de projetar as tendências de marketing digital para 2018, ou seja, buscar estratégias que farão a diferença para as empresas em um futuro próximo e já ir “abrindo vantagem” em relação aos competidores, uma coisa é certa, essas tendências não surgiram ontem, e vamos falar um pouco sobre elas nesse texto.

A palavra mágica é RELACIONAMENTO! A transformação digital tem efeitos marcantes sobre as tendências de marketing digital para 2018. O grande volume de informações disponíveis formou um novo tipo de consumidor, mais seletivo e sofisticado. É por isso que hoje as empresas devem buscar um diálogo personalizado com seus prospects, entendendo suas dores e necessidades para oferecer soluções a nível individual.

Uma pesquisa realizada pela IBM mostrou que, apesar de 90% das empresas afirmarem terem preocupação em conversar diretamente com seus consumidores, 80% do público não se sente tocado pessoalmente pelas estratégias de marketing. Um resultado impressionante que serve para reflexão.

No meu último texto aqui na Revir Negócios, eu falei sobre os influenciadores digitais que em 2017 foi uma das alternativas de alcançar os consumidores. O marketing através de um influenciador é uma forma eficaz de obter além dos bloqueadores de anúncios que rodam em diversos browsers, bem como uma maneira de atingir o público-alvo e bem relevante. Além disso, a publicidade com um influenciador pode ser muito mais poderosa do que anúncios pagos. Já que pesquisas afirmam que 90% dos consumidores confiam em recomendações de colegas, enquanto apenas 33% dos consumidores confiam em anúncios.

Tudo indica que as empresas terão um olhar mais maduro em 2018 quanto ao marketing de conteúdo. Ainda hoje, a maioria das organizações ainda tratam essa área como “publicidade”. Mas, para que o marketing de conteúdo realmente funcione, segundo o Content Marketing Institute, é preciso que ele esteja mais integrado às organizações. Que os materiais criados sejam diferenciados e produzidos durante um longo tempo.

Uma última dica e não menos importante é que o Facebook tem investido cada vez mais na transmissão de vídeos – e é por isso que você deve ficar ligado. É muito mais fácil impactar o público-alvo quando ele enxerga as pessoas por trás de uma empresa. Logo, criar webinars, stories e transmissões ao vivo pelo Facebook e Instagram pode tornar sua empresa mais humana.

Espero que com essas dicas você consiga já ir planejando as redes sociais de sua empresa para o próximo ano e começar 2018 com estratégia, conteúdo criativos, que informem e divirtam seu público e, claro, que traga novos clientes e gerem novas vendas. Boa sorte!

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