Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

Prospectar… eis a missão!

Dos dez passos da venda, este é disparado o que faz com que os vendedores se desesperem…

Fazer o contato frio com um cliente em potencial… não tem coisa mais difícil!

Os seres humanos têm medo da autopromoção e isso vinculado à crença sobre a função do vendedor, faz com que você trave e não consiga falar com alguém que certamente poderia comprar de você!

Vamos quebrar isso em partes. Recentemente estive em um evento onde o Thiago Concer fez uma observação muito interessante. Ele questionou a platéia sobre o que as crianças respondem quando questionadas sobre o que querem ser quando crescer. E aí pergunto: alguma criança que você conhece já disse que gostaria de ser vendedor?

A criança é quem mais sabe vender! Aqueles olhinhos, seus gracejos, várias perguntas, muita curiosidade e uma necessidade de te fazer feliz! Quer vendedor melhor do que isso? Ao longo do tempo, com críticas, correções, através das relações estabelecidas na escola, com os pais e com a sociedade, vamos perdendo essa naturalidade, essa espontaneidade e vamos deixando de ser vendedores!

Passamos a ter receio de falar com desconhecidos, porque nos foi ensinado que falar com estranhos é perigoso…

Deixamos de fazer perguntas, mesmo querendo saber, porque nos ensinaram que perguntar demais é falta de educação…

Perdemos a vontade de atender às necessidades dos outros, porque quem é que atende às suas? E daí entramos em um ciclo vicioso: “Eu não faço porque ninguém faz”.

Começamos a achar que a responsabilidade é da empresa, pois trabalhamos nela, mas nos esquecemos que trabalhamos para nós mesmos. Eu tenho que ser meu maior investidor e, se não estou feliz neste trabalho, preciso agir imediatamente para mudar esta situação!

Vamos voltar a pensar como crianças! Prospecte!

Estabeleça um diálogo no elevador, na fila de supermercado, com a mesa ao lado no bar, na fila de um banco, na sala de espera do médico.

Fale sobre o que você faz! Todas as pessoas que você conhece sabem o que você vende?

Não fique achando que porque você é um profissional liberal, ou é o dono você não precisa saber vender. Engano fatal. Você precisa ser o melhor vendedor da sua empresa! Você precisa ser o melhor prospector!

Não gosta de vender? Não sabe? Não quer? Não dá para isso? Desculpe. Você não pode ser empreendedor.

Vender é uma habilidade e como toda habilidade pode de deve ser desenvolvida. Está em suas mãos. Basta você querer! Comece. Mas comece prospectando. Você verá que a única dificuldade será começar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.