Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

As pessoas se revelam pelos detalhes

Somos analisados e avaliados a todo o momento. Portanto, causar uma boa primeira impressão é essencial para o sucesso de toda a comunicação que será estabelecida nos momentos seguintes. Os detalhes são fundamentais, são eles que contribuem para o modo como você é percebido pelo outro.

Formada nos primeiros segundos, principalmente pela aparência, postura e comportamento, a primeira impressão pode transmitir uma mensagem positiva ou negativa a seu respeito.

Um estudo realizado no setor de psicologia da Universidade de Nova York revelou que quando registramos nossas impressões no cérebro dificilmente conseguimos modificá-las. Isso ocorre porque após armazenarmos a impressão estabelecida e sempre que encontrarmos a pessoa em questão, nosso cérebro vai procurar confirmar essa impressão. Ou seja, se uma pessoa passa sinais de antipatia, no primeiro momento, quem recebe essa informação sempre tentará confirmar esta impressão nos encontros seguintes.

Segundo Amy Cuddy, especialista em primeira impressão, quando conhecemos uma pessoa imediatamente buscamos perceber se esta pessoa é confiável, se podemos respeitá-la, se ela é competente.

Como a aparência é determinante na primeira impressão os sinais que ela transmite são de forte impacto. Por isso estar atento aos detalhes é essencial.

Não quero dizer com isso que você precisa saber que um terno preto, por exemplo, é mais indicado a um cargo de chefia. Ou que dar palestras vestindo-se todo de preto interfere em sua boa comunicação. Ou que o formato de seu rosto é relevante na escolha do decote e que a altura de um decote, para ambientes profissionais, deve ser no máximo na direção da linha das axilas. Isso é função de um especialista em imagem.

Mas os sinais devem ser observados. São muitos os detalhes que sabotam a imagem pessoal. Os mais comentados estão relacionados ao asseio pessoal: cuidado com os dentes; cabelos limpos, tratados e brilhantes; unhas cuidadas para homens e esmaltadas para mulheres; barba feita ou bem aparada; cuidado com odores do corpo, hálito, perfume sem exagero e cuidado com as roupas, ou seja, limpeza e manutenção. Isso revela que você respeita e se importa com seu próximo. No caso do perfume, que respeita o espaço do outro.

É fácil perceber que pessoas bem-sucedidas geralmente têm cuidado com a imagem que transmitem para os que estão ao seu redor. Quem tem cargos mais elevados tem o dever de dar bons exemplos de adequação da imagem, elegância, bom comportamento e bom senso às equipes.

Mulheres devem procurar não exagerar no decote e evitar decotes não apropriados ao ambiente de trabalho como tomara que caia, um ombro só, alça fininha; sutiãs de cores diferentes da roupa ou com alça aparecendo; blusas transparentes sem regatas por baixo; barriga de fora mesmo levemente; calças com rasgos, customizadas ou cintura baixa; peças curtas. O comprimento mais aceito é quatro dedos acima dos joelhos.

Um detalhe importantíssimo é a largura da roupa feminina que não deve ser justa. Às vezes uma mulher se veste adequadamente observando todos os detalhes de uma imagem positiva, mas esquece de prestar atenção que seu vestido está justo, marcando as peças íntimas, as gordurinhas nas costas ou deixando a barriga saliente. Por isso, dois dedos de espaço entre a pele e o tecido em todo comprimento do vestido são essenciais.  Isso serve de exemplo para todas as peças do guarda-roupa profissional.

Homens devem deixar longe do trabalho jeans claros, destonados, rasgados; moletom; tênis para pratica de esportes; calças skinny; mangas muito comprida de blazer ou camisa; ombros caídos em blazer e camisa; sapatos mal cuidados…

Alguns detalhes devem ser evitados como gravata acima ou abaixo da linha do cinto, barras da calça com comprimentos errados ou sem fazer bainha como observo em reuniões de negócios e networking. A barra, por exemplo, deve ser feita com comprimento de dois a três dedos acima do salto do sapato.

Quando deixamos de observar e cuidar dos detalhes em nossa aparência, revelamos que não somos bons o suficiente. Um profissional bem-sucedido é aquele que matem uma imagem adequada e positiva. Torna sua aparência uma aliada para alcançar seus objetivos, superar dificuldades, vencer barreiras, sempre agindo com ética, cordialidade e competência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.