Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

Mudança de hábitos

Vamos falar sobre o que nos dificulta de mudar os hábitos infrutíferos e até negativos para hábitos que podem nos levar ao sucesso.

Pois é, falar de mudança já traz por si só um desconforto. Sair da “zona de conforto” é assunto aparentemente desagradável, mas para muitos, a zona de conforto já virou de desconforto, e mesmo assim, as mudanças não acontecem e muitas vezes não sabemos por que achamos tão difícil fazer aquilo que já sabemos que é o mais adequado e que realmente desejamos fazer. Vou explicar o que acontece e mostrar como vencer estes sabotadores de uma vida mais produtiva e em sintonia com as reais possibilidades, vamos lá!

O sistema límbico, que é responsável pela memória, pelas emoções e pelo aprendizado, busca sempre realizar as coisas com o mínimo de esforço, usando o que ele já tem armazenado na memória como rotina para solução de problemas e que ele acha que funciona, buscando também o menor desgaste emocional, que ele vê como ameaça à segurança emocional. Quando se sente ameaçado em sua zona de segurança, resiste a mudança e entende como ameaça ao equilíbrio, os esforços necessários para as mudanças de hábitos. É isso, temos no nosso sistema límbico um sabotador inteligente e poderoso que durante um certo período de tempo, estará gerando mil estratégias para nos impedir de mudar as coisas, de alterar o que ele entende como lugar seguro.

Quando começamos a nos direcionar para uma mudança, nos deparamos com mil obstáculos que vão desde dores físicas, insônias, desânimo profundo, falta de foco e outras estratégias que o sabotador bem-intencionado nos impõe, até o adoecimento real, que nos leva a jogar a toalha e desistirmos de ir em busca de nossos objetivos. Saber disso, nos deixa em condições de construir estratégias para virar o jogo, e mais conscientes do que está nos impedindo, caminharmos em direção as mudanças positivas que desejamos, nos posicionando para ganhar o jogo.

O que podemos fazer para garantir o sucesso na conquista da mudança?

Quando se projetar para qualquer mudança de postura, sabendo que haverá resistência de forma estratégica para te impedir, use de uma estratégia ainda mais poderosa capaz de colocar você no controle de seu cérebro, de seu sistema límbico. Vou te explicar como fazer: A persistência é a arma que vai fazer você virar o jogo. Quando iniciar sua meta de mudança, já inicie decidido e ir em frente independente dos sintomas. Ao longo dos dias, o sabotador vai pegar pesado, mas depois ele vai entender que gasta muita energia resistindo, e que isto abala mais a segurança do que ele entende como equilíbrio, do que ceder, já que ele percebe que a decisão é séria e que o conflito entre a resistência e o estímulo ao novo comportamento vai continuar. Neste momento ele para de resistir e adota a nova postura como hábito, já que ele, o sistema límbico, é que é o responsável pela aprendizagem e o controle das emoções.

O sistema límbico demora cerca de 21 dias para ceder a um novo estímulo que questione seus processos, portanto você agora já sabe, resista com seus alvos por 21 dias em um certo conflito com suas resistências e conquiste a liberdade de viver com os novos hábitos desenvolvidos e com maturidade em busca do seu sucesso. A batalha vale a pena, faça sua vida acontecer! Compreendendo o que acontece e tendo uma ideia do tempo necessário para iniciar uma etapa mais confortável no processo de mudança, você pode se manter motivado e mostrar quem está no controle de sua história.

Espero que este artigo lhe ajude a fazer as mudanças necessárias para a conquista de seus sonhos e ideais.

Sucesso!

Vamos espalhar estes conteúdos libertadores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.