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Etiqueta Profissional

Etiqueta Profissional é o domínio das boas maneiras e dos bons costumes dentro do ambiente corporativo. Faça uso dela e fuja dos problemas.

Ter etiqueta e postura é fundamental tanto na vida profissional quanto nas relações familiares. Os colaboradores estão passando mais tempo nas empresas do que em suas próprias residências. Entendo que talento é imprescindível ao profissional, porém, vale ressaltar, que o uso das normas e condutas de etiqueta contribui muito para ajustar e orientar o comportamento no mundo dos negócios.

Manter um ambiente profissional agradável e respeitoso é seguir normas de etiqueta nos relacionamentos entre líderes, colegas, subordinados e clientes. Tais regras estabelecem uma postura de confiança, transparência na sua vida profissional e, consequentemente, fazem com que você obtenha respeito devido ao fato de tratar as outras pessoas também com respeito e consciência do próprio valor.

As práticas de boas maneiras, no decorrer da sua trajetória profissional, possibilitam que até as pessoas menos educadas o (a) tratem melhor. Encontrar líderes que sejam exemplos e que transmitem inspiração está cada vez mais difícil. Lembre-se que ser líder não é ser chefe. Quando a pessoa lidera com consciência e sapiência, ela faz uma crítica sem a intenção de humilhar, aproveitando os erros dos subordinados para trazer melhorias. Essas críticas são mais aceitas e isso é um diferencial que um líder competente e eficaz possui.

20 Dicas de Boas Maneiras a serem seguidas:

  1. Seja cordial: cumprimente e responda aos cumprimentos;
  2. Diga “por favor!”: dessa forma você estabelece uma relação mais respeitosa;
  3. Obrigada ou Obrigado? Sexo feminino fala “obrigada” e sexo masculino sempre fala “obrigado”. A palavra “obrigado” é encerrada como adjetivo variável em gênero e número havendo concordância com a pessoa que agradece;
  4. Peça licença: caso queira interromper alguém por algum assunto importante;
  5. Identifique-se ao telefone;
  6. Observe a forma como você se senta;
  7. Preste atenção na sua conversa com alguém (não na dos outros), não se distraia e aprenda a ouvir;
  8. Fique atenta (o) à aparência e esteja sempre bem;
  9. Alimentação tem hora e local, evite situações embaraçosas como responder alguém com alimentos na boca, evite também o risco de sujar documentos;
  10. Respeite a pausa do almoço, cuide de você;
  11. Evite passar batom e pentear cabelos em público;
  12. Saiba relacionar-se de forma adequada. Piadas e apelidos não combinam no ambiente de trabalho;
  13. Cumpra suas obrigações;
  14. Tenha disposição em ajudar seus colegas de trabalho; isso pode render muitos pontos para sua imagem pessoal além de colaborar com seu desempenho de novas habilidades e autoestima;
  15. Quando errar, peça perdão, e logo que for perdoado, não volte ao assunto. Não repetir o erro é fundamental;
  16. Respeite a privacidade alheia. Ler mensagens alheias sem autorização é gafe;
  17. Não fofoque;
  18. Agende horários para visitas;
  19. Use o celular de forma consciente. Faça o mesmo com as redes sociais;
  20. Expresse gratidão, pois é um ato de pessoas educadas e sensíveis;

Dedicar seu tempo e seguir as normas de etiqueta profissional faz a diferença na conquista do seu destaque e reconhecimento como um líder. Siga as dicas e obtenha sucesso! Você é mais forte que imagina! Acredite!

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