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Construindo a imagem da sua empresa? O Selo Pacto Global é a melhor ferramenta

Frente ao ‘Consumidor Consciente’, as empresas precisam hoje tomar atitudes inovadoras, sustentáveis e geradoras de valor, tanto para o meio ambiente quanto para o meio social em que se inserem. Uma empresa ciente dessa necessidade imprime em suas relações trabalhistas, em seu marketing e em seu modelo gerencial práticas atreladas à Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Para além de uma mera imagem positiva, há o impacto gerado e a capacidade de influenciar e voltar o mercado para a RSE, difundindo a sustentabilidade e a consciência socioambiental dentro do mundo dos negócios.

O caminho para validar o compromisso com a Responsabilidade Social Empresarial, por sua vez, pode não parecer claro aos empreendedores, frente a ampla possibilidade de assuntos que demandam a atenção e construção de uma consciência social. Uma boa alternativa para a validação e promoção da RSE praticada por sua iniciativa é o Selo Pacto Global. Lançado em 2000, pela iniciativa do então secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, e embasado pelos objetivos de Desenvolvimento do Milênio; o Selo possui 10 princípios voltados para práticas que respeitem os Direitos Humanos, as relações de trabalho, o meio ambiente e o combate à corrupção.

São esses os dez princípios com os quais os signatários do selo se comprometem:

  1. Respeitar e proteger os direitos humanos;
  2. Impedir violações de direitos humanos;
  3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho;
  4. Abolir o trabalho forçado;
  5. Abolir o trabalho infantil;
  6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho;
  7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  8.  Promover a responsabilidade ambiental;
  9. Encorajar tecnologias que não agridam o meio ambiente;
  10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Se os dez princípios condizem com as práticas da sua iniciativa, ou você deseja incorporá-los a ela, você pode aderir ao Selo e tornar seu empreendimento parte integrante da Rede Pacto Global.

O requerente deverá escrever sua carta conforme os modelos para signatários com atividade empresarial ou sem atividade empresarial, tendo como destinatário o Secretário Geral da ONU. A carta, na qual será declarado o apoio aos 10 princípios do Pacto Global, precisará ser escrita no papel timbrado da instituição e depois assinada pelo seu maior executivo. Ao ser enviada, a carta será acompanhada de um formulário também preenchido conforme a presença ou não de atividade empresarial na instituição. Uma vez parte do Pacto, a iniciativa poderá emitir uma clara declaração de apoio ao Pacto Global e seus dez princípios, e publicamente advogar o Pacto Global. Isso significa, segundo o regimento do Pacto:

a) Informar os funcionários, acionistas, consumidores e fornecedores da sua adesão ao Pacto Global;

b) Acessar a página web do Pacto Global (www.unglobalcompact.org) para conhecer as formas de Integrar o Pacto Global e os dez princípios nos programas de desenvolvimento corporativo e treinamento;

c) Incorporar os princípios do Pacto Global na declaração da missão da empresa;

d) Incluir o compromisso com o Pacto Global no Relatório Anual e em outros documentos publicados pela empresa;

e) Emitir comunicados para a imprensa (press-releases) para tornar o compromisso público.

Assim, a instituição passa a contar com o reconhecimento internacional conferido pelo Selo. A partir disso, em ações aprovadas pelo escritório do Pacto Global, é possível divulgar a marca Pacto Global e suas variações em material próprio, demonstrando a adesão aos princípios promovidos pela ONU como parte da Responsabilidade Social Empresarial proposta pela organização.

Ações e iniciativas como o Selo agregam valor às organizações e validam práticas sustentáveis dentro do ambiente profissional. Além de ser acessível a todas instituições privadas e associações civis, o grande diferencial do Pacto Global é ser da ONU e, portanto, ter abrangência internacional, o que faz dele uma poderosa ferramenta para consolidar a imagem de sua iniciativa frente aos seus stakeholders como uma organização engajada com a RSE.

André Paulo Gabriel, Gerente da Presidência
                                                                   Maria Clara Salles, Gerente da Vice-presidência

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