Construa o seu funil de vendas

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Opa! Tudo bem pessoal?

Vamos falar do tão famoso funil de vendas…

Como lotar seu funil e ter muitas vendas? Para responder essa pergunta vocês já sabem que eu vou fazer várias outras para que vocês tenham o insight, pois essa é a melhor forma de gerar a ação: com ideias e conclusões próprias.

Primeiro: você sabe o que é um funil de vendas?

funil de vendas (ou pipeline) é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio. É um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo consumidor até fechar a compra:

Em vias bem genéricas, porque o processo necessita de um diagnóstico mais detalhado, o primeiro passo é saber o que sua empresa vende, qual necessidade esses produtos/serviços atendem e porque os clientes comprariam da sua empresa e não do concorrente.

Em seguida, é preciso entender onde estão esses clientes, quais são suas dores e seus desejos.

Ciente de suas dores, é necessário encontrar o “analgésico” que irá sanar o mal (ou seja, a necessidade que seu produto ou serviço atende).

Ainda não acabou.

O funil nem começou.

Ciente de todas estas informações, é necessário realizar uma jornada interna na empresa e entender qual é o seu posicionamento estratégico e como você será o gerador deste desejo. Tudo baseado nas escolhas estratégicas da sua empresa, que poderão se enquadrar em três apenas:

  • Liderança do produto;
  • Excelência operacional
  • Relacionamento com o cliente

É possível que se encaixe em mais de um, porém um deverá se sobressair de forma significativa. Caso contrário sua empresa está situada em lugar que eu chamo de “vácuo estratégico”, que é péssimo. Acho que nem precisa dizer né?

Feito isso e com tudo reunido, é hora de ir para o mundo divulgar que seu produto é para quem tem a dor que você identificou lá em cima, que tem o diferencial que você realmente seja um diferencial e que atende pessoas ou empresas que tem o perfil que você especificou.

Esse discurso pode ser utilizado pelos seus vendedores, pelas suas lideranças, na prospecção e grupos de networking, nas redes sociais, para seu mailing e aí… seu funil começa a encher…

Depois que tiver cheio, aí é outro papo… que vai ficar para a próxima matéria. Pura estratégia.

Lembrem-se: na definição de todos esses tópicos o menos é mais, senão você corre o risco de gerar uma expectativa que não é capaz de atender ok?

Vamos com tudo! Agora é com você!

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