Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

Como falar de improviso sobre qualquer assunto

Um dos maiores desafios encontrados na oratória é falar de improviso. Falar de improviso não significa inventar assunto ou encher linguiça. Falar de improviso é discorrer sobre um assunto que você conhece, mas que você não teve condições de se preparar adequadamente.

Um erro que muita gente comete é tentar memorizar a apresentação para que não haja o “branco” e que tudo saia perfeito. O problema é que se perde a naturalidade. Caso não tenha tempo nem condições de memorizar, também não se deve ler um texto diante do público. O mais recomendado é que você memorize ou consulte apenas os pontos principais da apresentação e passe a falar sobre cada um dos pontos de forma espontânea.

Uma boa e rápida preparação para falar sobre qualquer assunto pode ser realizada de uma forma muito simples:

Primeiro, você deve ter uma opinião ou uma conclusão sobre o tema a ser apresentado. Inicie sua apresentação sabendo como irá encerrar. Isto dará mais segurança durante a fala.

Segundo, divida o assunto central em tópicos que tenham alguma sequência lógica. Por exemplo, fale sobre o assunto pedido narrando etapas, ou seja, de forma cronológica. Outra forma de dividir é por uma abordagem geográfica, onde o assunto poder ter características diferentes conforme o local. Também podemos comparar o assunto com outros temas. Veja qual a melhor forma de dividir e faça a sequência de dois ou três tópicos.

Ao se apresentar, fale sobre cada tópico. Ao passar de um para o outro, resista à tentação de voltar ao tópico anterior. Siga o fluxo. Ao concluir, conduza ao encerramento que pensou em fazer e agradeça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.