Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

Como enlouquecer sua equipe de vendas

Gerente Comercial, você sabe como enlouquecer sua equipe de vendas?

Opa! Tudo bem Gerente? Minha conversa hoje é com você. Serve para o empresário também… afinal tem muito empresário que também é gerente comercial.

Vou te contar hoje sobre como você pode enlouquecer sua equipe de vendas. Você certamente vai me perguntar: “porque eu gostaria de enlouquecer minha equipe? Quero que eles vendam!”

E aí digo que você tocou no ponto certo! Se você anda agindo como as situações que vou exemplificar logo abaixo, ligue seu radar… você precisa rever seus conceitos.

1 – Fique atrás da mesa: presuma que seu vendedor já sabe de tudo, que precisa chegar pronto na empresa. Tenha em mente que é obrigação dele estar motivado, produtivo, conhecedor do produto/serviço e que feedback e orientação é desnecessário, pois você nunca teve isso… Ah! Já estava me esquecendo! Fique só na sua sala, de preferência bem distante do restante da equipe para não ser incomodado.

2 – Seja um vendedor também e concorra com sua equipe: tenha liberdade de dar os descontos que você quer aos seus clientes, deixe seus vendedores terem acesso a isso no sistema e coloque regras rígidas e sem possibilidade de negociação para que eles vendam.

3 – Não treine sua equipe e mude tudo a todo momento: presuma que seus vendedores têm que adivinhar o que você quer que seja feito, afinal, eles já vêm com bola de cristal. Feito isso, não comunique mudanças, iniba acessos ao sistema, volte atrás em escalonamento de comissão e exija vendas em clientes que você nem sequer analisou, mas acha que são clientes potenciais.

4 – Torne sua empresa um big brother brasil: instale câmeras com áudio, monitore as conversas paralelas, quando notar a equipe dispersando, aí sim, saia de trás da sua mesa e vá até lá saber se está acontecendo algum problema. Agir assim é agir corretamente… bobos são os gerentes que monitoram resultados, produtividade através do número, da escuta de ligações para o desenvolvimento, através de feedback e conversas constantes com a equipe… isso não dá certo…

5 – Não ouça ideias e sugestões de melhoria de processos: para que? Você sabe tudo! Está nisso há séculos e ninguém conhece melhor do que você. Perda de tempo ouvir os vendedores… só virão as mesmas reclamações e idéias rasas, porque o “material humano” é muito delicado de tratar… tinha que ser tudo automático para não ter que lidar com pessoas…

E por aí vai… se você quiser, pode até nos ajudar a aumentar essa lista… eu sei que existem várias outras coisas que enlouquecem uma equipe de vendas…

E acreditem. Isso acontece de verdade. Se você se enquadra neste pensamento e ficou constrangido quando leu isso aqui, não fique. Resolva mudar, ainda dá tempo… você só tem que tomar a decisão da mudança.

Não fique achando que o vendedor ficará livre… no próximo texto eu vou contar como um vendedor enlouquece seu gerente.

Boas vendas! Ultrapasse sempre seus limites. Não se contente com menos ok?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.