Como decorar ambientes comerciais

0

Decorar um ambiente comercial não é uma tarefa nada fácil. Além de precisar cumprir necessidades operacionais do negócio, ele deve transmitir os benefícios da marca, deixar clara sua identidade e chamar a atenção de seus clientes.

Por exemplo, um restaurante “fast food” precisa criar um ambiente prático em que mais pessoas comam “mais rápido”. Para esse tipo de estabelecimento não é ideal criar ambientes muito aconchegantes, pois as pessoas ficariam mais tempo e não dariam “vazão” para os próximos clientes poderem se sentar e fazer suas refeições.

Por outro lado, um café mais confortável, com ambiente mais aconchegante pode ser ideal, pois quanto mais tempo seus clientes passarem ali, mais irão consumir. Por isso, existem cafés com sofás, várias opções de mesas e tomadas para carregar celulares e computadores, permitindo que o cliente fique horas ali, curtindo o lugar, vivenciando sua marca e consumindo mais produtos.

Lojas de roupas podem criar um ambiente de glamour e jogar com luzes e espelhos, inclusive para deixar as pessoas mais à vontade e felizes consigo mesmas, facilitando a venda.

Dividir ambientes entre diferentes momentos da compra também pode ser interessante, a depender do formato do espaço a ser trabalhado e objetivos do negócio.

Há lugares que são verdadeiras imersões em mundos especiais, como lojas de jogos totalmente ambientadas,  livrarias que se tornaram verdadeiros polos culturais e muito mais.

Todos esses casos são trabalhados elementos da marca que o negócio quer explorar nas experiências com seus públicos, quer com elementos visuais como cores e iluminação, como sensações táteis com espaços que trabalham conforto e mesmo cheiros.

Esse é um momento bem importante de se ter um arquiteto por perto. Pois o profissional irá te ajudar a identificar os principais elementos do seu ambiente para facilitar a geração de mais negócios para você.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.