Publisher is the useful and powerful WordPress Newspaper , Magazine and Blog theme with great attention to details, incredible features...

Autoliderança – o caminho dos grandes gestores

A liderança hoje é uma competência das mais exigidas em todos os contextos em que estamos inseridos. Treinamentos, cursos, teses, livros e artigos buscam abrir este tema de fundamental importância, falamos de metodologias e teorias de renome e buscamos entender de fora para dentro o que enfim é fundamental para o estabelecimento desta competência comportamental.

Nesta reflexão vamos abordar um ponto fundamental para a formação de um líder. A liderança para ser real precisa fazer o caminho de dentro para fora. Um líder é alguém que se permite o processo de desenvolvimento, ampliando seus limites existenciais, emocionais, reflexivos e tantos outros que o fazem se perceber em condições de continuamente ajustar suas velas e se manter no caminho que o levará a conquista de seus objetivos. Sem esta disposição de se buscar, rever conceitos e atualizar continuamente a visão, como seria possível liderar outros a vencerem seus desafios e estenderem suas possibilidades. Liderança é fruto de amadurecimento, autoconhecimento, sentido de direção, capacidade de empatia, foco definido, conhecimento, paixão e confiabilidade. É necessário se esvaziar e compreender o que torna possível viver proativamente e não reativamente, de maneira a tornar possível o fluxo construtivo e saudável de ideias, percepções e decisões e a qualificação dos relacionamentos intrapessoais e interpessoais.

Lideramos o tempo todo. Negativa ou positivamente somos uma força que impacta o meio em que estamos inseridos e é importante desenvolver uma consciência clara do que estamos gerando em volta e se a forma com que estamos afetando nosso meio é realmente a nossa intensão, nosso propósito e influencia que desejamos exercer.

Ao buscarmos nos ver desprovidos de máscaras de defesas e justificativas, podemos encontrar a liberdade de fazermos as melhores escolhas e nos colocarmos diante de nós mesmos e do mundo, prontos a defender os princípios que realmente acreditamos e atuar em nossos contextos inspirando e contribuindo para que outros possam se conscientizar de suas posturas e serem livres para escolhas mais positivas, levando nossas conquistas pessoais e as conquistas dos que estão sendo liderados por nós a um estado de positividade, ética e pró atividade que possibilitarão resultados concretos e um aumento considerável de performance em todas as áreas da vida. A autoconsciência é o caminho da autoliderança, e uma pessoa que se desafia a gerenciar seus pensamentos, emoções, crenças e decisões, é capaz de liderar outros nesta jornada de desenvolvimento e conquistas de estados de liberdade para existir em níveis cada vez mais altos de performances.

Autoliderança é uma conquista, um desafio permanente. Está ao alcance de todos que se permitem a aventura do autoconhecimento e da entrega às melhores descobertas. Um líder é alguém que transmite o que já experimentou e sabe que se pode ir além, que existem níveis cada vez mais altos e se permite avançar, continuar aprendendo e descobrindo mais e mais.

O autoconhecimento pode parecer doloroso, propõe abrir mão de antigos paradigmas e ressignificação de crenças e projetos de vida, mas anexado a uma jornada de autoliderança e planejamento estratégico viável, pode levar a vida a níveis mais altos e mudar todo um cenário em um curto período de tempo

Buscar a autoliderança é minha disposição diária, minha tarefa permanente frente ao desenrolar da vida. Que tal fazer deste mergulho no eu e deste liderar a si mesmo buscando a melhor versão, um propósito de vida? Se quer viver seu verdadeiro potencial o caminho é o desenvolvimento de um novo modelo mental e de um novo posicionamento e atitude frente à vida, e uma boa hora para começar estas reflexões e mudanças é agora! Parece um bom momento para você?

“Nada é mais conclusivo para provar a capacidade de liderança de um homem que as ações empreendidas, dia após dia, para liderar a si mesmo.”
Thomas J. Watson, ex-diretor da IBM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.